Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,08

O que é caseado na costura? Aprenda como fazer o ponto caseado em 5 passos

11 de maio de 2021 Costura

Muita gente busca na internet alguma dica sobre como casear na máquina de costura. E essas pessoas estão certas. Afinal, fazer um caseado perfeito pode resultar em um trabalho lucrativo. Só que antes disso, a gente tem que entender o que é caseado na costura.

Então, vamos fazer o seguinte: a gente vai trazer aqui a definição do caseado e depois algumas dicas interessantes para quem vai fazer isso na máquina de costurar, tudo bem?

O que é caseado na costura

É muito mais fácil explicar isso na prática do que com palavras. No entanto, vamos lá: o caseado é como fazer aberturas na costura. Ou seja, se a gente pensar em casear o casaco, podemos considerar fazer uma ou mais aberturas nele para adicionar os botões.

Dessa forma, o ponto caseado nada mais é do que uma técnica usada por bordadeiras e costureiras para evitar que o tecido desfie. Logo, esse mesmo processo vale para trabalhos de patchwork (que podem ser vendidos online), onde cada detalhe fará a diferença na apresentação final da peça.

Por fim, considere que o ponto caseado é uma técnica sequencial de pequenos pontos verticais e retos. Eles são ligados entre si por uma laçada. E se você nunca fez isso antes, saiba que está tudo bem. Até mesmo porque abaixo temos um passo a passo.

As dicas para fazer o ponto caseado

Esse passo a passo é bem simples e pode ser feito naquela máquina de costura mais antiga que você tem em casa ou na mais nova e até mesmo na mão.

1 – O importante é saber que a agulha deve ficar exatamente entre os dois tecidos que serão caseados. Esse é o ponto de partida para não errar. O diferencial pode ser o de qualquer a largura e altura dos pontos para deixar a costura mais assimétrica.

2 – Se você estiver usando a máquina de costura, considere que cada uma delas tem um ritmo e uma sequência. Portanto, é importante você observar isso antes de começar a fazer a pega.

3 – Assim sendo, basta costurar formando uma espécie de argolas com a sua linha. Dessa forma, a cada argola formada, você só tem que passar a linha dentro dela e depois puxar.

4 – O arremate é o fechamento do ponto. Então, quando chegar no último ponto, você deve dar um ponto sobre o primeiro que foi feito. E inserir a agulha por cima desse ponto para que saia em outro local da peça. 

5 – Finalizando, basta cortar a sobra da linha deixando a ponta escondida. Para quem não entendeu nada ou entendeu só algumas partes, a gente separou um vídeo do Youtube que mostra isso de um modo bem simples:

As pérolas no caseado

Agora que você sabe o que é caseado na costura, outra dúvida comum é sobre como colocar pérolas no caseado. Se você também tem essa dúvida, leia. Aliás, se não tem ainda, leia também porque pode ser uma dúvida que virá no futuro, com as suas novas clientes.

Só que a resposta para isso também é simples: o que vai mudar é que você tem que dar o primeiro ponto e depois inserir a pérola até o final da linha. Passe a agulha de novo pelo tecido, em um caseado comum.

O detalhe importante é: antes de passar a linha por dentro da argola que você criou, verifique a posição da pérola, que tem que estar encostada no tecido, no lugar em que a linha vai sair do outro lado. Quando formar a argola da costura, passe a linha por dentro, prendendo a pérola.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível