Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,27

Descubra o que é enfestar o tecido e veja 4 vantagens da enfestadeira automática

19 de janeiro de 2021 Costura

Descubra o que é enfestar o tecido

No dicionário, a tradução mais simples para enfesto é algo como “dobradura”. Então, enfestar o tecido pode ser “dobrar o tecido ao meio”. Porém, queremos a resposta sobre o que é enfestar o tecido de uma forma mais prática e real.

Sendo assim, se a gente trazer a definição dessa expressão para a realidade, vamos notar que enfestar o tecido nada mais é do que sobrepor camadas de tecidos e fazer um corte simultâneo. E é fácil entender o motivo para se fazer isso: otimizar o trabalho da costura.

Por isso, toda costureira empreendedora, que começa a entender os processos produtivos da costura, acaba chegando ao assunto da enfestadeira. Curiosamente, no fim do artigo, a gente vai falar um pouco mais sobre a máquina automática e a manual, que podem ser usadas.

Eu preciso mesmo de uma máquina dessa para dobrar tecidos?

Se você entendeu o que é esse trabalho de enfestar tecidos, ótimo. Porém, pode ser que ainda tenha alguma dúvida sobre o investimento na compra de uma enfestadeira. Então, acalme o coração que a gente vai explicar isso. E você poderá saber se é uma boa ideia para você.

Para quem costura pouco, como hobby, tudo bem enfestar o tecido manualmente. Saiba que, verdadeiramente, não há problema algum nisso. Por outro lado, usar a máquina pode trazer vantagens quando se tem um grande volume de trabalho a fazer.

E isso permite ganhar mais dinheiro costurando, obviamente. Abaixo, a gente vai explicar de forma mais técnica a diferença entre usar a máquina e de fazer o trabalho manual. Só que para você entender isso na prática, saiba que as enfestadeiras podem:

  1. Aumentar a quantidade de produção,
  2. Reduzir os erros que poderiam ser acometidos por trabalhadores,
  3. Economizar no uso de matéria-primeira, no caso, os tecidos,
  4. E diminuir o tempo de trabalho, conseguindo entregar resultados mais rápido.

Portanto, se você está indo além da costura como hobby, saiba que todas essas vantagens podem fazer a diferença no seu novo projeto. Agora, se você quer entender isso de forma mais técnica, a gente vai explicar abaixo. Continue lendo.

A enfestadeira automática

Agora que você conheceu a importância dessa etapa da produção têxtil é hora de a gente falar sobre a máquina que é usada para isso: a enfestadeira. Para começo de conversa, saiba que a enfestadeira automática é a que é mais procurada no mercado e nós vamos explicar o porquê.

Primeiro, vamos falar da máquina manual. Ela vai exigir que duas pessoas façam o enfesto. Logo, essas pessoas devem espalhar o tecido na mesa de corte e empilhar/alinhar as laterais de forma simultânea. O processo manual, apesar de tudo, permite alguns erros.

Assim, a enfestadeira manual até pode ser uma solução barata para quem está começando. No entanto, vai exigir mais funcionários, o que pode não ser possível para atender uma grande demanda. Além do mais, o trabalho não é 100% eficiente.

Já do lado da versão automática, a gente ainda tem a vantagem de que os modelos usam referências de encaixes do modelo que vai ser produzido. Assim, a etapa de produção não exige a atuação de duas pessoas porque é programada para fazer tudo sozinha.

Sem contar que a empresa não precisa parar a linha de produção, sendo iniciada uma próxima demanda de tecidos em pouco tempo.

Você sabia o que é enfestar o tecido?

E você, já conhecia a importância dessas enfestadeiras? Tem uma no seu ateliê?

Quer conhecer mais dessas super máquinas? A Mac-Len tem uma linha completa de produtos de costura que você pode conhecer no
site deles. 

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível