Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,04

Descubra como funciona o ponto da máquina de costura [7 tipos]

11 de maio de 2021 Costura

Toda costureira tem que saber qual é o ponto certo para usar em cada tipo de tecido. Em caso contrário, a peça não vai ter o melhor acabamento possível. Logo aprender como funciona o ponto da máquina de costura na teoria torna mais fácil de usar isso na prática.

Portanto, se você tem uma máquina de costura em casa, saiba que é aconselhável prender sobre os tipos de pontos.

Até mesmo porque ainda que elas tenham aspectos diferentes, no geral, os itens básicos se mantêm os mesmos para todas as marcas. Assim sendo, dá para considerar que tantos os modelos domésticos como os que são mais sofisticados possuem a mesma ideia: a costura.

1 – O ponto reto

O ponto reto é o mais conhecido de todos. Ele é aquele que aparece no tecido como uma linha pontilhada, que todo mundo vê. Esse tipo de ponto serve para unir as partes da peça e para fazer a barra da calça ou até mesmo para pregar o zíper.

Curiosamente, hoje em dia até mesmo as máquinas de costura compactas trabalham com o ponto reto. A gente tem um vídeo, que está publicado no Youtube, e demonstra muito bem isso. Veja:

2 – O ponto invisível

O ponto invisível é um dos mais procurados. Isso porque ele esconde a linha da costura do lado de dentro da roupa. Assim, acaba sendo ideal para peças delicadas, onde as linhas não podem chamar muito a atenção. É ideal para saias, calças sociais e vestidos.

3 – O ponto ziguezague

Esse é o que serve para pregar elástico e fazer o acabamento nas roupas. Ele é ideal para fazer caseados e bordados, também. Assim, recebe esse nome carinho porque faz no tecido um tipo de desenho indo e vindo, que fica bonito.

4 – O ponto galoneira

Ele é usado para fazer a bainha de roupas como a de camisetas e roupas esportivas, que são mais leves. Assim, possui um ponto que fixa a barra do tecido. Quando você vê roupas com duas linhas pontilhadas, saiba que se trata do ponto galoneira.

5 – O ponto overloque

Esse tipo de ponto só acontece quando se tem uma máquina de costura com 3 fios. Assim, tem a linha comum e outras duas para a máquina overloque. O resultado é uma costura mais entrelaçada, com acabamento melhor e que evita que o tecido desfie. É uma costura e tanto.

6 – O ponto interloque

Apesar do nome diferente, é o ponto que é feito por 2 agulhas e 4 fios. Assim, acaba sendo de grande valia para as laterais das camisetas ou para tecidos que não possuem elasticidade. E adivinhe só de quem estamos falando. Isso mesmo, jeans.

7 – O ponto ultraloque

O último tipo de ponto que temos aqui é o ultraloque e entender como funciona o ponto da máquina de costura faz a diferença porque ele gera resultados incríveis na peça. 

Uma das coisas é saber que ele pode ser ajustado conforme o resultado que a costureira busca. O que importa, na parte teórica, é que ele é feito por 2 agulhas e 2 fios, sendo 2 linhas comuns.

O segredo para uma costura profissional

No fim das contas, se você observou o que cada ponto da máquina de costura é capaz de fazer, com certeza, você entendeu também que quanto mais usar os pontos certos para a sua costura, mais profissional ela vai ficar, certo? Logo, ter mais do que uma única máquina pode ser o ideal para isso.

Inclusive, talvez esse seja o grande segredo das grandes costureiras: saber o ponto ideal para cada costura. E você, já tinha pensado nisso antes? Já conhecia todos esses pontos? Como vimos acima, são 7 deles que podem ser usados em variados tipos e tecidos. 

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível