Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,04

Conheça 7 expressões importantes do plano de negócios para um ateliê de costura

11 de maio de 2021 Finanças

Está pensando em empreender nesse ano? Saiba que o plano de negócios para um ateliê de costura é imprescindível para que a sua ideia saia do papel. No entanto, ainda é tabu para muitas costureiras entender os termos financeiros. Por isso, nós fizemos essa matéria.

Temos 7 expressões que parecem simples de serem compreendidas, mas carregam valores que, muitas vezes, passam despercebidos. Ficou interessada? Entenda mais de negócios com essas expressões, que são importantes para o seu ateliê, que será lançado em breve.

1 – Capital de Giro

O capital de giro nada mais é do que o montante financeiro que a empresa precisa para que o negócio comece a engrenar, literalmente falando. Ou seja, é o que vai ditar a permanência da atividade durante os próximos dias, semanas e meses. É um recurso que tem que ser pensado além do investimento inicial e da compra de materiais.

2 – Custos

Os custos envolvem tudo aquilo que tem relação com os gastos gerados no ateliê. Ou seja, isso vai desde o processo produtivo até mesmo a compra de matéria-prima, etc. O custo pode variar conforme o volume da produção, sendo que quanto maior ela for, então, maiores os custos, também.

Vai investir no seu próprio ateliê? Então, confira essas máquinas de costura que são essenciais.

3 – Despesas

É diferente dos custos. Nesse caso, nós temos tudo que está ligado ao funcionamento do ateliê. Geralmente, estão relacionados à rotina empresarial. Então, dá para considerar o pagamento de contas como de água, de escritório, de limpeza. E eles devem ser contabilizados porque afetam o lucro da empresa.

4 – Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é diferente do capital de giro, ok? Nesse caso, estamos falando sobre o controle das entradas e das saídas dos recursos financeiros. Esse controle é muito importante para que a empreendedora tenha uma visão ampla do negócio. A sugestão é usar um programa de computador que auxilie nessa contabilidade.

5 – Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio indica o valor mínimo da receita que tem que ser obtida para que todos os custos e as despesas sejam cobertos. Ou seja, quanto é necessário entrar de dinheiro no seu ateliê para que você não precise de empréstimos para pagar as contas? Mesmo que ainda não dê lucro, a ideia é que dê para pagar as contas.

Aqui é bastante importante se atentar a alguns detalhes. Isso porque a ideia de “empatar” pode ser boa para o começo, só que se o negócio não começar a fluir e dar lucro, o negócio pode não durar mais do que alguns meses.

6 – Receitas

É todo valor que é recebido pela empresa. Geralmente, as receitas provêm das vendas dos produtos ou dos serviços, sejam das pelas novas ou dos consertos das peças usadas, por exemplo. Mas, também pode vir dos juros dos investimentos ou da venda de um ativo.

7 – Reservas

Por fim, as reservas financeiras têm a ver com valores que devem ser poupados para custear eventuais imprevistos que podem acontecer. A ideia é ter um recurso posicionado em um fundo de reserva, que é composto por um pequeno percentual do lucro mensal do ateliê. É importante saber um valor limite para esse fundo.

Como começar o plano de negócios para um ateliê de costura?

Se você se interessou por esse assunto e viu a importância dele, considere que o Sebrae fez um conteúdo bem bacana mostrando como montar um ateliê de costura. Inclusive, a gente retirou algumas informações desse estudo, na parte de planejamento financeiro.

O Sebrae também tem um vídeo explicativo sobre esse assunto. A gente deixou o link acima para você assistir quando puder. Leve em conta que até mesmo na hora de abrir o ateliê, pensando na parte burocrática, essa instituição pode ajudar. E na hora de separar o investimento para as máquinas de costura também.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível