Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,04

Conheça 5 máquinas de costura essenciais para montar um ateliê de costura em 2021

11 de maio de 2021 Costura

Entre os principais equipamentos que são essenciais para montar um ateliê de costura, a gente tem as máquinas de costura. Assim, cada uma delas pode ter funções diferentes e importantes na hora de criar uma peça nova ou fazer alterações em peças já criadas.

Ah, e mesmo que você já saiba disso, vamos contextualizar essa introdução falando sobre o que é uma máquina de costura: é um mecanismo que move uma agulha na qual a ponta está enfiada em uma linha que em cada movimento passa pelo tecido.

Ou seja, é uma opção interessante para quem vai montar o ateliê de costura – ou você acha que vai dar para ficar costurando na mão o tempo todo?

1 – A máquina de costura interlock

Atualmente, a máquina de costura interlock pode ser industrial ou semi-industrial. Ambas opções possuem duas agulhas e usam 4 fios. Para quem ainda não entende muito bem disso, considere que ela é ótima para costuras pesadas, que precisam de estrutura para serem fixadas, garantindo segurança à costureira.

2 – A máquina de costura pespontadeira

Essa outra máquina de costura que vai ser essencial para o seu ateliê de costura possui duas agulhas e serve, especialmente, para a realização do pesponto em tecidos pesados. O pesponto é um tipo de acabamento externo da costura, que possui pontos mais largos.

3 – A máquina de costura reta industrial

A nossa 3ª dica de máquina de costura essencial para quem vai montar o próprio negócio na costura é a reta indústria que, por sinal, é uma das mais conhecidas. Ela é usada para costurar tecidos planos e que não tenha elasticidade – e não serve para malhas, por exemplo.

4 – A máquina de costuram overlock industrial

Esse é um tipo de máquina de costura muito usada em todo segmento da costura. Isso porque ela serve para os mais diversos serviços. Por exemplo, você pode usá-la para fazer o fechamento de camisetas, para as roupas infantis, entre outras peças.

Uma curiosidade desse tipo de máquina é que ela faz dois trabalhos simultâneos. O primeiro é focado na costura e o outro é o chuleio, que nada mais é do que o acabamento das bordas para que elas não desfiam. E ainda que não seja vista como máquina essencial na hora de montar um ateliê de costura, ela faz toda diferença. 

5 – A máquina de costura galoneira semi-industrial

Já esse último tipo de máquina de costura que trouxemos aqui é muito indicado para montar um ateliê de costura porque ela é usada para fazer os trabalhos finais da costura, como é o caso das bainhas, dos colaretes, das golas, das barras, da aplicação de viés, dos rebatimentos elásticos, etc. E serve para tecidos médios e leves.

Outros equipamentos da área da produção

Além das máquinas de costura, vamos considerar ainda como equipamentos importantes na criação e na produção. Logo, serão essenciais ao se montar um ateliê de costura.

Entre eles os organizadores de aviamentos, os alinhadores, os manequins e até mesmo armários ou locais para organizar todos os acessórios. E não se esqueça da máquina de corte, hein.

Enquanto isso, na área de armazenamento e estoque é preciso se lembrar dos armários, estantes e organizadores. Também tem a parte da recepção e do atendimento, que exige todo aparato focado no cliente, como balcão, cadeiras, araras, provadores, mesas, espelhos. 

Afinal, ninguém vai querer montar um ateliê de costura pela metade, né? É preciso ter acessibilidade para todos.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível