Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,06

O que uma costureira iniciante precisa saber? 5 passos para tornar o negócio lucrativo

19 de janeiro de 2021 Costura

O que uma costureira iniciante precisa saber

5 passos para tornar o negócio lucrativo

Começar a costurar peças próprias é comum entre as brasileiras. Mas, muitas vezes, esse hobby pode se tornar a renda principal da família. Nesse caso, temos a possibilidade de empreender na área. Mas, você sabe o que uma costureira iniciante precisa saber para se tornar uma costureira bem-sucedida? A gente tem todos os passos mais importantes.

1 – A máquina de costura

Uma das primeiras coisas que toda costureira iniciante tem que saber é que a máquina de costura não é um bicho-de-sete-cabeças. Na verdade, bem longe disso. Hoje em dia, com tanta tecnologia e inovação, as máquinas estão cada vez mais simples de serem usadas.

Por exemplo, só para você entender do que estamos falando, saiba que tem uma máquina eletrônica, modelo W-9200. Ela tem ponto fixo com motor, sendo ótima para a indústria porque economiza até 60% de energia. E permite o uso de tecidos médios e pesados.

Então, para quem está começando, essa é uma ótima ideia – ao menos, se você tem uma projeção de começar a costurar em larga escala e não apenas em pequenas unidades. Vamos falar mais dessa ideia no decorrer do texto. Por isso, continue lendo.

2 – A paciência para aprender

O passo número 2 que trouxemos aqui tem a ver com a paciência. É isso mesmo: a paciência para aprender a fazer o trabalho, que é manual e exige novos aprendizados a cada dia. Aqui, nós também temos uma boa notícia: há vídeos explicativos no Youtube com dicas técnicas.

Então, se você tem curiosidade pela costura, gosta do assunto, só que nunca teve experiência com o tema, saiba que esse pode ser um bom momento para você começar a aprender costurar. Só não se esqueça que no começo tudo que é diferente causa estranheza.

Nessa hora, a paciência se faz necessária, viu.

3 – A prática para costurar

Nessa escada do sucesso e considerando mais um dos quesitos sobre o que uma costureira iniciante precisa saber, vamos falar sobre a prática. Bom, vimos até aqui que usar uma máquina de costura é mais simples do que parece é que a paciência é indicada.

Agora, seguindo o trajeto natural dessa caminhada, a gente pode mencionar a prática. E você logo vai se lembrar daquele ditado que diz que “a prática leva a perfeição”, correto? Basicamente, funciona assim também na área de corte e costura.

Ou seja, quanto mais você praticar, então, maiores as chances de sucesso na costura.

4 – O que fazer com o erro

Esse ponto pode parecer bastante incômodo para muitas costureiras que já estão no mercado há bastante tempo. No entanto, se você está começando agora, saiba que há uma boa resposta para “o que uma costureira iniciante precisa saber”, quando se pensa em erros.

Como assim, o que seria um erro? Em praticamente todas as profissões e ainda mais quando se está no começo de carreira, o erro pode acontecer. No entanto, o que vai diferenciar uma costureira bem-sucedida de uma costureira sem sucesso é o que se faz com esse erro.

Obviamente, ainda que não exista uma resposta única e geral para todas as costureiras, uma saída inteligente é saber aproveitar os erros para aprender e se tornar mais experiente. O problema é quando a gente não aceita o erro, o que não nos deixa evoluir na costura.

5 – A criação do objetivo

Ainda que você possa ter começado a costurar por hobby, necessidade ou entretenimento, considere que na hora de tornar a costura um negócio lucrativo, você vai precisar encontrar o seu objetivo – que é justamente o de empreendedor nesse segmento.

A boa notícia é que isso é muito simples de acontecer nos dias atuais. A gente não vai detalhar todos os passos para se formalizar como costureira nesse artigo porque esse será um próximo tema a ser descrito. Mas, o que podemos dizer é que essa formalização vai além do registro.

Quando o seu objetivo profissional passa a ser o de abrir um atelier de costura ou prestar serviços de costura para empresas e pessoas, você abre campo para a sua profissionalização, o que inclui a formalização, além dos novos aprendizados e desafios.

A especialização na costura

Para concluir o texto sobre o que uma costureira iniciante precisa saber, ainda temos aqui uma dica bônus, que nada mais é do que se especializar sobre uma área da costura.

Sendo assim, talvez dê para pensar em um tipo de corte ou de costura, em serviços pequenos e essenciais ou mesmo na produção de roupas mais sofisticadas. Só que esse é um assunto para os próximos artigos, portanto, não deixe de nos acompanhar aqui. 

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível