Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,34

A melhor tesoura para cortar tecido – Conheça 7 modelos de corte e costura

11 de maio de 2021 Dicas

Você quer cortar tecido, certo? No entanto, ainda não sabe exatamente se dá para usar a tesoura que tem no seu ateliê ou na sua casa? Esse texto é bem interessante para você conhecer a melhor tesoura para cortar tecido. Aliás, para conhecer os tipos de tesouras que existem e quais os melhores usos para cada um deles. Continue lendo e saiba tudo.

1 – Tesoura Multiuso

Vamos começar pelo modelo mais simples de tesouras usadas na costura. A tesoura multiuso é uma tesoura comum, tradicional e que, com certeza, você já viu em algum lugar. Ela é de metal e pode ter cabo do mesmo material ou emborrachado ou encapado com plástico.

Apesar do nome, ela não é indicada para outras funções que não seja a de cortar tecido.

2 – Tesoura de Arremate

É aquela tesoura que é uma das mais bonitinhas. Isso mesmo: é pequena e não muito afiada. Aliás, para você reconhecê-la, saiba que ela só tem um anel para colocar o dedo e uma mola, que mantém as lâminas separadas.

É muito indicada para cortar restos de linhas durante a costura.

3 – Tesoura de Costura

Será que a tesoura de costura é boa para cortar tecido também? Mais do que isso, será que é a melhor tesoura para cortar tecido?

Na verdade, o que muda é que ela tem o pegador um pouco mais levantado em relação às lâminas. Ou seja, ela permite que você corte tecidos sem que tenha que levar o tecido para isso.

Por isso, é ótima para cortar moldes, já que “escorrega” nele. É ótimo para alfaiates também.

4 – Tesoura de Bordado

Outra tesoura, no mínimo, engraçada é a de bordado. Ela é pequenina também, só que tem uma ponta extremamente fina, quase parecendo uma agulha. A forma geral é de um pássaro, já que a lâmina é curvada. Lembra a tesoura de cortar unhas de bebê.

Atualmente, ela é usada para cortar fios próximos aos tecidos, como em bordados.

5 – Tesoura Micro Serrilhada

O nome já indica que se trata de uma tesoura de costura normal, porém, como micros serrilhados nas lâminas, né? Esses serrilhados servem para auxiliar o corte de tecidos que são muitos finos e leves, como é o caso da seda.

Assim, a função dele acaba sendo a de deixar o tecido escorregar enquanto é cortado.

6 – Tesoura Cortador

Também chamada de Tesoura de Alfaiate, esse modelo tem uma lâmina arredondada e a outra é mais fina. Portanto, temos aqui um modelo bem diferente disponível. E que pode ser a melhor tesoura para cortar tecido para você.

A lâmina pontuda é para abrir a peça, como bolsos e forros. A outra é para cortar a peça.

Assim sendo, uma pode trabalhar sem atrapalhar a outra. Quem trabalha com alfaiataria sabe como essa ferramenta é útil.

7 – Tesoura de Picotar

É um tipo de tesoura que tem lâminas serrilhadas, sendo que uma delas é maior e a outra é micro serrilhada. Geralmente, é usada para forros ou acabamentos em que o corte ficará exposto. Porém, só podem ser usadas nos tipos de tecidos que não desfiam, como feltro.

O cortador circular como melhor tesoura para cortar tecido

Por último, temos aqui o cortador circular, que funciona mais como um estilete do que como uma tesoura. Ele tem a lâmina arredondada e é bom demais para a turma do quilt e do patchwork. Isso porque faz cortes precisos e em quase todo tipo de tecido.

A vantagem é que dá para usá-lo para cortar uma pilha de tecidos de uma só vez. Além disso, você acha esse tipo de “tesoura” em vários locais e armarinhos, além da internet. 

Então, acaba sendo também uma ótima opção para quem quer cortar em maior volume e está trabalhando com o patchwork, que hoje é uma das principais fontes de renda de muitas mulheres. 

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível