Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,04

Qual é a maneira corretora de cortar um tecido na costura? 3 dicas para nunca mais errar

02 de junho de 2021 Costura

A verdade é que cortar um tecido na costura não é das tarefas mais fáceis para quem está começando nesse mundo do corte e costura, né. No entanto, há dicas que fazem todo sentido – para o iniciante e para os mais experientes.

Se você parar e observar quem já faz esse trabalho há muito tempo, você vai ver que há, pelo menos, 3 comportamentos comuns entre elas. É a avaliação da direção do corte, que depende do tipo de fibra e o uso de marcações. É sobre cada uma das etapas que vamos falar abaixo.

1 – O lado e a direção

A primeira dica é sobre encontrar o lado e a direção correta do tecido. É isso que vai dar precisão no seu corte. De um modo prático, para você não errar, anote aí: o lado direto fica para fora quando a roupa for costurada e o avesso fica para dentro. Ok?

Tecidos estampados, tecidos de jeans ou de veludo são mais fáceis de serem identificados. Mas, nem todo material tem essa facilidade. Por isso, é preciso muita atenção para fazer um corte perfeito no tecido. E se não houver diferença entre os lados, você escolhe!

2 – A fibra

Conhecer a fibra também é importante para cortar um tecido na costura porque isso ajuda a não deixar que ele desfie ou prejudique o caimento. Portanto, esse conhecimento é importante. E vamos dar uma pequena explicação aqui para você entender isso melhor.

Os tecidos finos, que são mais delicados, também são mais difíceis de serem manuseados. Logo, a dica que faz todo sentido aqui é sobre colocar um papel de seda por baixo e cortar os dois materiais de uma única vez.

Já o couro ou outros tecidos mais resistentes devem ser cortados em tábuas próprias e com cortadores rotativos. Já tecidos de pele devem ser cortadas do avesso.

3 – As marcações

Mais uma das dicas que faz todo sentido para cortar um tecido na costura tem a ver com as marcações. Aliás, essa é uma das dúvidas mais comuns das pessoas: sobre usar moldes. Há alguns alfaiates que fazem corte de tecido diretamente no material, mas isso é raro.

Assim, a recomendação tem a ver com usar um molde de papel para acertar na modelagem. Ela permite que você faça marcações com lápis para mudar traçados incorretos, por exemplo. Ah, ter uma régua de modelar é muito importante nesse passo.

Curiosidade: tecidos xadrez

Na internet, uma das dúvidas mais comuns que tem a ver com cortar um tecido na costura é sobre o tecido xadrez. Mas, se você leu o texto até aqui não deve ter tantas dúvidas agora. Afinal, ao usar moldes dá para acertar o ponto a partir de linha central.

Aliás, a ideia da régua ou de usar alfinetes para evitar que o tecido escorregue faz todo sentido aqui também.

E só tem mais um detalhe: você vai precisar se atentar para o fato de que as listras podem ser dominantes no tecido ou não. Assim, você muda a disposição do molde conforme o desenho da roupa que será feita. Vale pensar nas beiradas das roupas, bainhas e mangas.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível