Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,04

Aprenda como organizar as finanças do seu ateliê em 5 passos

03 de junho de 2021 Finanças

A gente já viu aqui no blog que há histórias de costureiras no Brasil que começaram com muito pouco e hoje faturam mais de R$ 60 mil no mês. Isso aconteceu, na maioria dos casos, devido ao trabalho diário, com qualidade e à organização financeira. Por isso, a importância de saber como organizar as finanças do seu ateliê.

Então, se você quer ser uma costureira de sucesso, mesmo que comece pequeno, trabalhando de casa, saiba que essa organização é fundamental para que o negócio dê certo e possa, um dia, render bons frutos – frutos milionários, quem sabe.

1 – Separe o dinheiro

A primeira coisa importante é separar as contas da empresa com as contas pessoais. Sim, você é a mesma pessoa, a dona de casa e a costureira, a mãe de família e a que trabalha para fora. E tudo bem. Esse é o caminho. Mas, as contas têm que ser separadas.

Assim, não se deve pegar todo dinheiro do ateliê do dia e colocar no bolso para usar como quiser. É imprescindível que se tenha essa consciência de que uma parte do dinheiro do negócio vai para você, como pagamento, mas não tudo. Separe as contas e as despesas e dê o primeiro passo para entender como organizar as finanças do seu ateliê!

2 – Anote os gastos

Para que você consiga separar as contas, entre o que é jurídico e o que é físico, saiba que só tem um jeito: se organizar. Assim sendo, tenha uma planilha, um aplicativo, um caderno, um documento ou qualquer coisa que permita você anotar tudo isso.

Obviamente, os meios digitais e eletrônicos são mais simples de usar e mais eficazes, no sentido que permitem alterações e até mesmo um salvamento automático, podendo ser acessado pelo celular ou pelo computador. Mas, isso vai depender do seu perfil.

3 – Identifique as despesas

O passo número 3 também é decorrente dos passos anteriores. Nessa opção, você vai ver que, ao anotar os gastos, há algumas despesas que estão altas demais e que podem ser cortadas ou minimizadas. Então, a partir disso, você consegue reduzir os custos do ateliê sem dramas.

Pode ser que você note que está consumindo energia demais ou que tem um gasto muito alto com o café oferecido para as clientes ou outros. Mas, o importante é observar que somente anotando os gastos você terá essa visualização geral e ampla do seu orçamento.

4 – Use a tecnologia

Nós falamos um pouco disso no tópico 2. A tecnologia pode ser usada, com viés financeiro, pensando em aplicativos ou planilhas, por exemplo. Mas, não é somente isso. Hoje em dia dá para ter um ateliê de costura ótimo e incrível investindo em tecnologia – sem gastar.

Por exemplo, há programas de gestão para pequenos negócios, inclusive, distribuídos por associações, entidades e órgãos públicos que facilitam essa anotação de gastos, separação das contas, avaliação das receitas, investimentos e tudo mais. Vale a pena pesquisar.

5 – Planeje o futuro

O último passo, que pode parecer o menos importante, mas é o que vai dar continuidade no seu negócio de costura é sobre planejar o futuro. Ou seja, sempre se lembre de que você terá que comprar novas máquinas, linhas, agulhas, fazer cursos, se atualizar. E isso faz parte de como organizar as finanças do seu ateliê para ter sucesso.

E isso pode exigir algum investimento inicial. Portanto, separe uma parte do seu orçamento para esse fim. Afinal, são tipos de atividades que fazem a diferença na hora de conseguir mais clientes, ter sucesso no negócio e prosperar.

Alguns termos do mercado financeiro para conhecer

Se você está começando agora a investir no próprio negócio de costura, considere que há alguns termos que precisam ser estudados e aprendidos desce cedo. Por exemplo, custos, despesas, capital de giro, fluxo de caixa, receitas, reservas. É preciso saber a função deles.

E a gente tem um conteúdo recente, desse ano mesmo, que indica e explica essas expressões importantes do plano de negócios, das finanças e do mercado financeiro empresarial. Leia! E então gostou desse texto que ensina como organizar as finanças do seu ateliê? Comente abaixo e nos inspire a dar mais dicas como essas.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível