Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,27

Guia rápido para quem quer aprender a costurar pela internet

29 de maio de 2021 Costura

Hoje em dia, com tantos recursos, aprender a costurar pela internet é uma realidade comum na vida de muitos brasileiros. O problema é que esse excesso de informação também pode deixar as pessoas confusas. Esse texto vai ajudar você a focar nesse estudo.

As técnicas mais fáceis

Tente buscar pelos vídeos que, a princípio, ensinam as técnicas mais básicas e simples da costura. É aquela ideia do começar pelo início, sabe? Então, evite querer começar hoje e montar o seu ateliê de alta costura amanhã. Não é assim que funciona.

Ainda que você tenha aprendido com a sua avó ou mãe sobre a costura, o ideal é não pular os primeiros passos – até mesmo porque eles podem ser importantes para o que virá na sequência. Retome conceitos, lide com a prática e aprenda tudo o que puder do básico.

Os materiais mais básicos

Também é bacana que você tenha em mãos os materiais mais básicos que são usados na atividade da costura. É claro que não estamos falando sobre comprar a primeira máquina de costura que você ver na frente ou na internet.

No entanto, mesmo com o orçamento baixo, dá para ter um kit de sobrevivência na costura e isso inclui fita métrica, tesouras, linhas, agulhas, alfinetes, botões. É provável, aliás, que você já tenha isso em casa, certo?

Os moldes são imprescindíveis

Em filmes ou séries, você vê que existem alfaiates que fazem tudo sem usar marcações ou moldes, certo? Está bem, isso realmente pode existir na vida real, mas somente depois de anos e anos de prática. Então, nada de torcer o nariz para os bons e velhos moldes na hora de aprender a costurar pela internet.

É ideal que você tenha vários para testar e diferenciar o seu trabalho. Na internet mesmo você encontra alguns deles. E dependendo do curso ou da aula que você assistir, dá para criar o próprio molde para usar na costura também.

Os diferentes tipos de tecidos

O próximo passo é saber que os tecidos são bem diferentes, uns dos outros. E isso diz muito respeito à sua costura. Assim, nem todos aceitam todo tipo de agulha, por exemplo. E nem todas as técnicas de costura servem para todos os tecidos.

Portanto, antes mesmo de começar a sua aula, tente observar as diferenças entre os tecidos e descubra por qual você tem mais afinidade. Durante as aulas, você vai ver que muita coisa vai mudar. No entanto, ter esse primeiro contato e ideia é bacana para notar a mudança.

Os tipos de acessórios na costura

Como falamos acima, sobre materiais, saiba que há muitos deles que são possíveis de serem usados, assim como há vários tecidos. Portanto, é legal você saber para que cada um serve, qual é a finalidade dele e como ou quando usar.

Tente observar isso em cada aula que você tiver. Isso vai permitir que você faça o bom uso das ferramentas de trabalho no decorrer das suas produções.

O seu espaço de costura

É claro que como sendo esse o seu primeiro passo nesse estudo para aprender a costurar pela internet, você ainda não vai ter um ateliê grande, um espaço bacana, com muitas ferramentas. Só que dá, pelo menos, para pensar em ter o seu cantinho da costura, sabe? É ali que você vai ver os vídeos e testar.

Quer ver como obter lucro em uma oficina de costura? Comece com essas 3 dicas

Agora, o mais importante é que esse cantinho permita que você visualize a produção toda, analisando a peça, o tecido, os materiais, os formatos. Até mesmo porque você usará moldes e precisará riscar e rabiscar. Ou seja, uma mesa é essencial nesse cantinho.

Por fim, especialize-se!

Se você já colocou a mão na massa e aprendeu o básico de aprender a costurar pela internet, agora é hora de se especializar. Então, busque cursos que são mais diferentes e focados em determinados assuntos. Esse é o seu segundo passo mais importante na costura: o conhecimento, que vem logo depois da vontade.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível