Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,78

O que é máquina de corte de tecidos?

20 de janeiro de 2021 Máquinas

Veja como dá para cortar tecidos em grande volume

Se costurar é uma arte, considere que o artista precisa conhecer os seus pincéis, não é? Afinal, a ferramenta de trabalho dele fará todo sentido e diferença no resultado da obra. Para quem trabalha com costura, a máquina de corte de tecidos é uma das ferramentas importantes.

Até mesmo porque a gente não precisa ser o gênio da lâmpada para descobrir que cortar um jeans é muito diferente de cortar uma seda, concorda? Primeiro devido a densidade e depois porque muda a direção do corte considerando o tipo de tecido.

Tanto é que as grandes indústrias e fábricas possuem hoje o profissional chamado de cortador de tecidos. E para quem acha que não, saiba que esse trabalho tem o seu valor justamente porque ele avalia as folhas de enfesto, os tamanhos, a ordem e mais um monte de coisas.

Mas, vamos ao que interessa…

O que é a máquina de corte de tecidos

Atualmente, a gente deve considerar que dá para cortar tecidos de 3 jeitos diferentes. O primeiro e mais fácil é o corte manual de tecidos, que é feito com tesouras e serve para pequenos volumes de produção. Ou seja, para fazer aquele reparo das próprias roupas, sabe?

Mas, para quem trabalha como costureira ou quer empreender e aumentar o volume de trabalho, as outras opções são mais indicadas, sendo: o corte de tecido mecanizado e o corte de tecido automatizado. E qual é a diferença entre eles?

O corte mecanizado pode ser feito quando existe a necessidade de cortar enfestos maiores. Porém, ele exige que um profissional faça o trabalho. Por outro lado, o corte automatizado, que também é feito por máquina de corte de tecidos, é programado para fazer sozinho e automaticamente.

Portanto, pensar em uma máquina de corte de tecido é pensar em recortar tecidos em massa. Isto é, em maiores volumes. Assim, dá para reproduzir da mesma forma, com as mesmas dimensões e várias vezes sem precisar de tesouras ou facas de artesanato.

A máquina de cortar tecido Bananinha

Aqui vale trazer uma curiosidade sobre a máquina de corte de tecidos: sempre que você for procurar sobre elas vai acabar vendo um modelo, que é um dos mais conhecidos, chamado de “Bananinha”. E a gente explica o que ele faz.

A grande vantagem dessa máquina é que ela realiza cortes em tecidos através de um disco. Assim, dá para cortar espessuras de até 1 centímetro de altura. Mas, o que faz muitas costureiras considerarem essa opção é o fato de ser muito prática de usar – além de ser leve.

Ela também possui amolador do disco acoplado e chega até a profissional completa, ou seja, pronta para usar. Hoje em dia, é um dos produtos com melhor custo-benefício, até mesmo porque permite o corte de pequenas quantidades de tecidos, como algodão, lã, malha e jeans.

E é bacana falar um pouco mais detalhado sobre os tipos de máquinas de corte de tecidos porque há no mercado uma grande variação de modelos. Hoje em dia, você encontra até mesmo as máquinas ideais para patchwork, sabia?

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja