Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,34

Entenda como escolher os melhores tipos de tecidos para costura com essas 3 dicas rápidas

11 de maio de 2021 Costura

Você está pensando em criar algumas peças de roupas para vender, mas ainda não tem certeza sobre qual tecido usar, não é mesmo? Então, a dica é estudar os melhores tipos de tecidos para costura. Mas, será que eles existem?

Saiba que temos 3 dicas rápidas que podem ser determinantes para a sua tomada de decisão. Ou seja, isso vai permitir que você compre o tecido certo para a sua costura. Veja essas dicas agora mesmo.

1 – A Ocasião

A primeira das dicas rápidas que a gente trouxe aqui é sobre a ocasião. Obviamente, isso vai fazer todo o sentido para você que vai comprar tecidos para a costura. Independente se é uma peça feita sob medida, se é para vender depois ou qualquer outro motivo.

A ocasião tem ligação direta com o evento no qual a roupa será usada. Por exemplo, será uma peça focada para o mercado de trabalho, para passeios de fim de semana, para festa de gala ou para uma viagem? Conforme a resposta, o melhor tecido pode ser um ou outro.

Só para você entender a importância disso, saiba que para o caso de festas, geralmente, usa-se tecidos transparentes, brilhantes, como paetês, rendas e até mesmo bordados. Já os tecidos rústicos não servem para esse tipo de evento.

Para o trabalho, normalmente, a escolha se dá pelos tecidos de alfaiataria, como é o caso da lã e da sarja acetinada. Os tecidos de inverno também caem bem para esse tipo de ocasião, como lã, crepes pesados e boucle.

2 – A Estação

É isso mesmo: a estação do ano também vai ajudar você a decidir sobre os melhores tipos de tecidos para costura. Logo, dá para pensar em roupas mais quentes ou mais frescas. E para quem não entendeu a diferença, saiba que também temos alguns rápidos exemplos.

Se a gente estiver pensando no verão, considere que tecidos leves são altamente indicados, como é o caso das peças de algodão, de viscose, de seda ou de linho. Isso porque são tecidos mais frescos, já que as fibras absorvem bem o suor e permitem a passagem do ar.

Por outro lado, quando se trata de inverno, a gente tem os tecidos mais quentes como mais apropriados para a costura. Dá para pensar em fibras como a lã e o algodão também. No caso, o ideal pode ser uma mescla deles com os sintéticos, como acrílico e poliéster.

3 – O Modelo

A última dica rápida para escolher melhores tipos de tecidos para costura para a fabricação de uma peça de roupa é entender a modelagem. Aliás, essa pode ser a parte mais importante de todas e você precisa dar a devida atenção a ela. Logo, isso vai influenciar diretamente no resultado da costura.

Para que se chegue ao modelo escolhido, considere as características ideais do tecido. Por exemplo, em casos de modelos mais estruturados deve-se pensar em tecidos mais encorpados e rígidos. Já se é um modelo mais esvoaçante, pense em tecidos leves.

Agora, se você não conhece os tipos de tecidos, temos uma boa indicação. Os tecidos leves são musseline, crepe georgette, chiffon, gaze, cetim, javanesa, cambraia, tricoline e viscose. Já os médios passam por chamois, cetim grosso, flanela, lã, brim, tafetá, crepe de lã, etc.

E tem os que servem para roupas de inverno, como boucle, tweed, veludo, lã, tricô, brocado, cotelê, gorgorão e jacquard.

Os melhores tipos de tecidos para costura são caros?

Por fim, saiba que se você está começando a empreender e não quer investir muito nos tecidos, dá para pensar em comprar aqueles que são mais econômicos. Obviamente, você vai ter que unir ele com as dicas acima para criar uma peça bacana e diferenciada.

Entre os tecidos que custam menos de R$ 30 no mercado, a gente pode encontrar o crepe nuage (para vestidos longos de festa), o tricoline (o mais fácil de usar), o satin (para peças leves), a viscose (para roupas do dia a dia), a renda simples (para peças casuais), etc.

Inclusive, todos esses tecidos podem ser costurados em máquinas simples retas.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível