Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,29

Saiba que tipo de tecido é usado para fazer patchwork

05 de agosto de 2021 Patchwork

Quer começar a fazer patchwork e não sabe por onde começar? Já começou, porém, não tem certeza se está usando o fio certo? Quer entender mais sobre os tipos de fios para patchwork que existem? Afinal, qual tecido é usado para fazer patchwork? Se você tem alguma dessas dúvidas, esse texto é para você.

E só para contextualizar o tema, patchwork é uma das ideias de costura criativa que existem no mercado. Nela, a pessoa pode criar vários produtos a partir de “retalhos”. Por exemplo, almofadas, tapetes, cortinas, carteiras, bolsas, capas e muito mais.

A preparação dos tecidos para patchwork

Antes de falarmos dos tecidos mais indicados, leve em conta que para fazer patchwork, ainda mais se você está começando aos poucos, você tem que pensar no preparo do tecido. Isto é, não basta encomendar pela internet e já começar a fazer. É preciso preparar ele.

E isso nada mais é do que fazer um tipo de pré-lavagem, apenas com o uso de água. Então, pegue ele dobrado e coloque em uma bacia de água e deixe no molho por 2 horas. Coloque-o em ambiente separado de outras roupas porque ele pode soltar tinta.

Depois, retire o tecido e não torça. Coloque para secar na sombra e não deixe secar completamente. Enquanto estiverem úmidos passe o ferro para terminar de secar. Esse processo termina assim e é importante para evitar que ele fique com aspecto amassado.

Os tecidos mais indicados para patchwork

Agora, para a gente responder qual tecido é usado para fazer patchwork de modo mais objetivo, considere que os mais indicados são o percal, especialmente para forros. Além do algodão cru ou do tricoline (que pode ser trocado pelo cambraia) para peças menores.

Mas, para fazer bolsas em patchwork, você também pode usar outros tipos de materiais, como a lona, a lonita, o veludo, o brim, o jeans sem elastano, a sarja, etc.

E imagine só um pano de prato. Nesse caso, o tecido de algodão é mais indicado porque ele se aplica melhor às técnicas de patchwork, o mesmo vale para o linho. Já quem quer criar uma peça mais versátil e para públicos de alta renda, fazer colchas de algodão egípcio é uma ideia.

A qualidade dos tecidos para patchwork

Mais um tema que nos importa muito quando falamos sobre tipo de tecido é usado para fazer patchwork tem a ver com a qualidade desses tecidos. Isso porque o ideal é que você faça “provas” com ele antes de usar. Como? A gente conta.

Una dois pedaços de tecido, como um branco e um de outra cor. Depois, lave-os com água quente. Isso faz com que ele retire a goma e você fica sabendo se ele muda a tonalidade ou não. Depois, o enxague tem que ser feito com água fria.

Há ainda uma técnica antiga que fala sobre usar uma mistura caseira de vinagre e sal para fixar a cor do tecido. Pendure no varal para secar e nunca pregue pelas prontas e sim nas laterais.

Aqui entra a curiosidade sobre criar patchwork com aparência antiga. Essa é uma técnica que parte da preparação do tecido. Isso porque você pode mergulhar eles em anilinas especiais e conseguir aquela tonalidade de tecido velho em tom sépia.

O catálogo gratuito sobre patchwork

Para quem quiser saber mais do assunto de tecido é usado para fazer patchwork, uma boa dica é baixar o nosso catálogo gratuitamente. Ele serve justamente para quem está no começo da carreira, mas sonha em ganhar dinheiro com essa técnica de costura.

Você vai gostar dessas matérias também:

O material é patrocinado pela Mac-Len, que atua com as marcas Westman, Westpress e Silver Star. Saiba mais sobre ele.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível