Buscar
Generic filters
Olá, faça seu Login ou Cadastre-se.
Dólar: R$ 5,28

Qual é a posição correta para cortar tecido – confira o passo a passo

05 de agosto de 2021 Costura

Essa não é uma dúvida apenas das costureiras iniciantes. Na verdade, até mesmo quem está há muito tempo no mercado as vezes se pega perguntando: – qual é a posição correta para cortar tecido? Será que é na vertical ou na horizontal? Na largura ou no comprimento?

A verdade é que o ideal é você considerar alguns detalhes chave nessa hora, como ourela, molde, dobras e muito mais. A ourela é o espaço entre o contorno externo de algo, chamado também de borda ou margem. O molde é o que é usado como modelo. Assim fica mais fácil.

O passo a passo

Agora que você já conhece os detalhes, vamos ao passo a passo, que por sinal é muito simples. Na hora de cortar o tecido corretamente, você tem que ver onde estão as ourelas. Depois, dobre a ourela com a outra ourela. Tipo, borda com borda, sabe?

Uma boa dica é dobrar apenas o suficiente para não ter perda de tecido. Mas, é importante que se deixe a ourela exatamente paralela à dobra do tecido. Depois, vem o molde.

Coloque o molde inteiro na dobra do tecido. Se o molde tem recorte, o ideal é colocar ele no encaixe do tecido. Ao passo que o fio reto fique paralelo a outra parte.

Aqui entra outra dica: se você vai produzir em larga escala, a melhor coisa é adicionar mais margem de costura e a barra. O mesmo vale para tecidos finos. E para quem não entendeu nada, saiba que está tudo bem. Veja esse resumo da posição correta para cortar tecido:

  • Encaixe o molde sobre o tecido nas regras do fio
  • Prenda o molde com pesos ou alfinetes
  • Marque com giz ou canetas um pontilhado ao redor do molde
  • Alfinete o pontilhado para segurar o tecido
  • Coloque a margem da costura – mais ou menos 1,5 centímetros

Uma dica final é para quem vai cortar tecidos muito finos. A boa ideia é colocar papel seda embaixo do tecido e alisar ele muito bem, além de prender ainda mais com pesos na borda. Isso facilita o processo e evita que ele escorregue. Não é tão complicado, é?

A posição correta é para cima ou para baixo?

Mais um tópico importante sobre a posição correta para cortar tecido tem a ver com aquela outra dúvida comum: o corte tem que ser para baixo ou para cima?

Na verdade, todo tecido tem direção e lado. Assim, é preciso identificar esses caminhos para garantir a precisão no corte. É comum que o lado direito fique para fora quando a roupa é costurada e o lado avesso fica para dentro.

Em resumo, o corte ideal do tecido é aquele que acontece no sentido do fio, que permite que exista um bom caimento da peça no corpo, além de evitar o desperdício do material.

Além da posição correta para cortar tecido

Agora, considere que apesar de a posição correta ser importante, você também deve considerar como vai fazer isso. Por exemplo, a tesoura serve? Claro que sim. A tesoura é uma ótima ferramenta para cortar tecidos em pequenas quantidades, como de forma unitária.

É necessário ter a “mão boa”, isto é, uma mão firme para cortar de forma exata. Por outro lado, além de permitir o corte de várias camadas e mais precisamente, a máquina de corte pode ser uma das ideias mais inteligentes que se tem hoje em dia.

E engana-se quem pensa que só existe um tipo de máquina de corte – porque na verdade temos vários modelos atualmente disponíveis no mercado. Por exemplo, tem a máquina de corte bananinha, tem a máquina de corte de disco, a manual, etc.

Compartilhe este artigo:

Receba Ofertas e Novidades de nossa loja

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Mamoré
Mamoré
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Graça
Graça
Acessível